sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Juventude em Família

Requisitos para participar: os padrões da IFL impõe princípios de tolerância e respeito mútuos, só considerando solicitações de famílias e jovens que respeitem estes princípios.

Importante saber: As famílias anfitriãs ajudam os jovens, caso estes resolvam ficar nos países de acolhimento para procurar emprego na sua área de curso. Muitas vezes é a partir de uma vivência que constróem as suas vidas, porque tudo é mais fácil de conseguir com o apoio das famílias.

Nota: A IFL opera este programa em vários países dentro e fora da União Europeia e não apenas no Reino Unido, embora as solicitações dos jovens sejam mais para o Reino Unido por causa da língua inglesa, como instrumento de trabalho.

REINO UNIDO

AU PAIR

(ambos os sexos)

Quem acaba os estudos encontra com facilidade emprego dentro ou fora de Portugal se souber dominar muito bem a língua inglesa; porém, só o conseguirá no próprio país.

Na maior parte dos casos, os jovens que querem estudar inglês em Inglaterra não podem suportar encargos com estudos, estadia e alimentação. Para resolver esta dificuldade podem desempenhar trabalhos em família, ganhando para todas as despesas.

A palavra AU PAIR, de origem francesa, significa viver com uma família como dela fazendo parte – à semelhança de uma irmã ou irmão mais velhos que tomam conta dos irmãos mais novos ou ajudam nas tarefas leves do lar, como se Você estivesse a viver com os seus próprios pais.

A IFL coloca os jovens em famílias respeitáveis, o que faz toda a diferença, enquanto estudam e convivem, fazendo novas amizades. O que mais precisa Você para alcançar o seu objectivo?

Os jovens AU PAIR trabalham até 25 horas por semana para o máximo 5 dias por semana, com 2 dias livres por semana e direito a receber entre £60 a £100 por semana; podem trabalhar 4-5 horas por dia de manhã ou à tarde, ou divididas durante o dia, dependendo das necessidades de cada família e do horário das aulas. Mas podem sempre trabalhar mais horas se quiserem para ganharem mais dinheiro, sem prejuízo dos estudos. A estadia pode ir de 3 meses a 2 anos.

As famílias dão a prioridade a jovens responsáveis, que tenham já alguma experiência do lidar com crianças e que, por isso, lhes possam dar uma maior confiança. Naturalmente que há famílias sem crianças, com outros deveres a desempenhar. Os jovens AU PAIR que tenham vocação e gostem do trabalho com crianças e não tenham formação nessa área podem adquiri-la, por exemplo, recebendo orientações de uma enfermeira ou educadora de infância, antes de se candidatarem a este programa.

MOTHER´S HELP

Os jovens que aceitem este trabalho devem ter já conhecimentos da língua inglesa. São trabalhos idênticos aos do AU PAIR, como tomar conta de crianças, babysitting, manter uma casa limpa, fazer compras, lavar a roupa à máquina, passá-la a ferro, etc., mas com mais formação e mais tempo disponível para se dedicarem à família, (8 - 10 horas por dia). A remuneração varia em função da experiência, maturidade, responsabilidade, condução de automóvel, etc.. A média dos ganhos para quem começa é geralmente de £120 - £180 líquidos, com direito a alimentação e estadia e a dois dias de folga por semana.

CARERS / Damas de companhia / Outros cuidados

Conviver com pessoas de idade é a melhor aprendizagem, porque estão disponíveis. Os jovens CARERS não frequentam a escola, mas, ao invés, mantêm uma conversação permanente e aprendem mais rapidamente a dominar uma língua estrangeira do que se fossem à escola. Ganham em função de cada situação em concreto, sendo a média praticada de £150 líq. por semana, com uma participação de 10-12 horas por dia e um dia ou dia e meio de folga por semana. Para mais informações:

iflportuguesa@sapo.pt

Telef. 212341082

Sem comentários: