quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Historial da IFL.

IFL

International Friendship League

Liga de Amizade Internacional A IFL é um espaço para a troca de ideias e de informação, no que respeita aos assuntos culturais, educacionais, económicos, políticos e sociais, com vista a ajudar a resolver problemas que encarem a humanidade num espírito de fraternidade humana e pensamento construtivo. (Constituição Internacional).

A IFL foi fundada em Inglaterra no ano de 1931. Em 1948 obteve estatuto consultivo junto da Unesco, no grupo C, mais tarde representada nas Nações Unidas. Actualmente tem membros em cerca de 50 países. É ONG, de âmbito internacional, voluntária, não comercial nem lucrativa, não política nem sectária, aberta a todos os que dela queiram fazer parte como membros e que, portanto, estejam identificados com os seus objectivos.

Historial do Grupo Português: O Grupo Português da IFL surge em 1 de Agosto de 1979, após o reconhecimento do Congresso Internacional da IFL, realizado nesse ano em Regensburg (Alemanha). Em 1980 obtém reconhecimento oficial com a publicação em Diário da República nº. 81, III Série, 7/4/80.

Em 1981 expande-se no país, promovendo uma nova filosofia de viver e de pensar, face à mudança dos tempos, em que a todos era forçoso dar as mãos, na busca da consolidação da democracia. Em 1982 cria um centro de convívios internacionais.

Em 1984 realiza o seu 1º. congresso internacional em Portugal, reunindo cerca de uma centena de docentes e investigadores nacionais e estrangeiros. Em 1985 funda, com outras organizações de âmbito nacional, o Conselho Nacional de Juventude. Em 1986 realiza importantes eventos, no quadro das Nações Unidas, nomeadamente o Dia Mundial da Saúde e o Dia Mundial das Nações Unidas. Em 1991 obtém o reconhecimento das Nações Unidas e o estatuto de associação de âmbito nacional da Secretaria de Estado da Juventude. Em 1992 cria uma parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa.

Em 1993 celebra um protocolo de cooperação com a Universidade do Porto, segundo o qual é representado ao nível desta prestigiada instituição académica e adere à Confederação Portuguesa de Associações do Ambiente e à Confederação Nacional de Associações de Família. Em 1994 aprova a filiação da Associação Nacional de Professores na IFL. Em 1995 recebe o Certificado de Mérito do Ministério da Cultura, representa a Schiller International University e estabelece uma parceria com a YDC- Youth for Development Cooperation e a European Youth Action Forest Association.

Em 1996 adere à rede internacional UNITED for Intercultural Action, na defesa pelos direitos humanos e na luta contra o racismo. Em 1997 estabelece um acordo de representação com a Twin Training International no Reino Unido, em articulação com a Universidade de Cambridge e cria, com o apoio do Instituto do Emprego e Formação Profissional, várias UNIVA´s no seio da IFL. Em 1998 aprova a filiação da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) na IFL. Em 1999 a IFL adere à Plataforma Portuguesa das ONGD, no âmbito do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em 2002 a Confederação Nacional de Associações de Pais adere à IFL como associação parceira. Em 2004 promove iniciativas de apoio a crianças em risco. Em 2005 cria um programa de defesa dos direitos e garantias dos jovens em país estrangeiro. Em 2007 é representado por autarquias a nível nacional.

Objectivos: Promover a amizade internacional, tendo como veículo a educação, cultura e solidariedade humana.

Obrigações fiscais: o Grupo Português da Liga de Amizade Internacional- IFL, pessoa colectiva nº. 500993483 não tem, nem nunca teve, quaisquer obrigações contributivas perante as instituições da segurança social e previdência, nem perante as finanças, uma vez que não desenvolve, nem nunca desenvolveu, exploração de carácter comercial ou lucrativo, de qualquer tipo, subsistindo exclusivamente das quotizações dos seus associados, subsídio estatal e donativos de outras entidades para as suas acções e projectos, que têm carácter puramente altruístico, sendo toda a colaboração prestada por voluntários não remunerados. Está isento de IRC, IVA e de todas as isenções fiscais atribuídas pela lei às pessoas colectivas de utilidade pública previstas no artº. 15 da lei 66/98, de 14/10, artº. 13º.

Sede Nacional: Av. Praia da Vitória em Lisboa, recentemente transferida para a Vila de Alcochete.

Reconhecimento oficial: Instituto do Emprego , Instituto Português da Juventude, Ministério dos Negócios Estrangeiros

Relações Institucionais: Nações Unidas, Comissão Europeia, Governo Português, Embaixadas e Consulados

Sem comentários: